quarta-feira, 8 de maio de 2013

Diferenças entre agricultura biológica e convencional


Quais as diferenças entre agricultura biológica e convencional:

 Neste post falaremos sobre as vantagens e desvantagens da agricultura biológica e convencional, ao longo dos tempos os métodos de produção alimentar têm-se vindo a alterar.
  Será que existe diferenças entre produção biológica e convencional?
 É claro que sim, a agricultura biológica minimiza a utilização de produtos químicos e evita a degradação do ambiente.
 Já a agricultura convencional baseia-se na aplicação de tecnologia e técnicas que visam a maximização tanto da produção agrícola como dos lucros, deixando de parte a preservação do ambiente e a qualidade nutricional dos alimentos. A agricultura convencional tem uma maior quantidade de produtos, adubos sintéticos, desperdiça mais e tem menos despesa.
 Já a biológica tem uma menor produção inicial, utiliza adubos naturais, gera menos desperdício e mais despesa, e como podemos perceber a agricultura biológica é muito amiga do ambiente e com isso consegue, evitar o esgotamento dos solos, fomenta a biodiversidade, não contamina o aquíferos, não desperdiça energia nem recursos  e ajuda a manter o património genético das espécies cultivadas.
  A agricultura convencional da provoca alterações no ambiente, pode levar à extinção de espécies, contamina, o sistema hídrico, pode alterar o genética das espécies (transgénicos e OGMs-organismos genéticos modificados), processos com elevado desperdício de energia fóssil. Para o consumidor a agricultura biológica conserva o sabor original dos alimentos os produtos são mais caros (pois a qualidade é maior e o mercado é pequeno ainda), mas aumenta-se os postos de trabalho.
 A convencional altera o sabor dos alimentos mesmo sendo os preços dos produtos mais acessível e não sendo necessário tanta mão-de-obra. Como podemos observar tanto na agricultura biológica como na convencional existem vantagens e desvantagens.
 Por agora é tudo com os meus comprimentos a todos os visualizadores.

1 comentário: