quinta-feira, 6 de junho de 2013

Truques para afastar algumas pragas mais comuns.

Soluções para afastar as pragas:

 Exista algumas maneira para afastar as lagartas da couve, pode colocar folhas de tomateiro sobre as couves, assim borboletas evitam tocar nas folhas de tomateiro e como estas tem um cheiro intenso também lhes confunde os sentidos, afastando-as sem matar.
 Pode também plantar ao pé de cada couve um pé de hortelã, as borboletas não gostam do cheiro e afastam-se.
 O caracol também é uma praga nas hortas, porque come as folhas das nossas culturas e alem disso tanto os caracóis como as lesmas são hermafroditas o que representa que tem os aparelhos reprodutores masculino e feminino e chegam a colocar mais de 400 ovos por ano e fazem-no, normalmente sob escombros, pedras e plantas.  As lesmas podem viver até aos 2 anos e os caracóis castanhos até aos 12 anos e costumam aparecer com mais frequência no início da primavera. Existe varias maneiras de os afastar das nossas culturas, por exemplo a cinza como sabemos o caracol necessita de deslizar sobre o solo e ele quando chega perto da cinza não desliza e afastasse.
 Mas também as algas do mar por exemplo o musgo que temos muito aqui nos Açores, também é uma solução, que eu particularmente prefiro, porque a agua da chuva não leva e o salitro que ele contem faz bem ao solo e fortalece a planta e o caracol não chega perto e alem disso aguenta a humidade na terra.
 O pulgão, também e uma praga muito conhecida nas hortas, para afastar o pulgão, as folhas da arruda são óptimas para os combater, ferve as folhas durante cinco minutos, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas. Mas também existem outras maneiras tais como urtigas, alho picado, etc. Para afastar os ratos sem usar veneno, também é possível com o uso do alecrim, que também, é muito útil para lesmas e pragas em geral apenas plante as na horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário