quinta-feira, 28 de março de 2013

Tomates

O tomate é o fruto do tomateiro. Embora considerado legume, é um fruto.As beringela  as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis, também fazem parte da sua família.

Benefícios – Contém grandes quantidades de Vitaminas (A, complexo B e C) e sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio). Rico em Licopeno, um agente antioxidante e anti-cancerígeno.Protege o organismos de infecções bacterianas, de perturbações digestivas e pulmonares.

Uso Medicinal – Sumo de tomate puro com salsa ajuda a dissolver cálculos renais, e exerce um efeito anticéptico no corpo neutralizando resíduos ácidos. Em cata plasmas ou cru actua como agente desinflamatório, sendo muito benéfico para a actividade cerebral. Como contém Licopeno a sua assimilação dá-se melhor quando consumido com gorduras saudáveis, sendo o azeite extra virgem um bom exemplo.


Variedades – Existem diversas variedades de tomate. Sendo os mais comuns os de espécie vermelha os mais comuns.

Curiosidades- O tomateiro é originário da América do Sul. Alguns botânicos atribuem a origem do cultivo e consumo do tomate como alimento, à civilização Inca do antigo Peru, por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas apenas ali conhecidas. No entanto a sua domesticação terá ocorrido no México onde foi largamente cultivado pelos Astecas. Apartir daí, foi introduzido na Europa sendo os primeiros registos da espécie vermelha (existem outras) deste fruto na Europa em 1554. A cultura foi rapidamente adoptada em Espanha e Itália, enquanto no resto da Europa, as primeiras plantas eram consideradas venenosas e eram utilizadas apenas como ornamentais.

Dicas de Cultivo:

Sementeira – Normalmente em Abril e Maio, mas se em estufa podemos semear antes destes meses.

Clima – Cultura de estação quente. A temperatura óptima para o desenvolvimento vegetativo dos tomates situa-se entre os 18-30 Cº.

Solo – adapta-se a diversos tipos de solo, preferindo os solos profundos, de textura franca ou areno-argilosa e bem drenados.

Adubação – deve fazer-se uma aplicação de adubo (em fundo) específico para hortícolas.

Rega – Regular. Importante na fase de floração e vigamento dos frutos. O tomate não tolera o encharcamento do solo.

Luz – Exige muita luz.

Colheita e pós-colheita – O tomate para consumo em fresco pode ser colhido em qualquer estado de amadurecimento, desde o verde-maduro ao maduro. Os frutos de tomateiro podem ser colhidos com ou sem cálice.

Principais pragas e doenças– Ácaros, afídeos, alfinete, cicadela, escaravelho, lagarta do fruto, lagarta da folha, larvas mineiras, melolonta, mosca branca, ralos, roscas, tripes, nematodes, scutigerela, alternariose, antracnose, cladosporiose, fusariose, míldio, oídio, podridão do pé, podridão branca e cinzenta, suberose, murchidão das plântulas, verticilose.

Semear: Janeiro a Abril

Colher: Julho a Outubro

Sementes de Tomates Biologicos Adquira os Aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário