sexta-feira, 12 de abril de 2013

Consociações de Ervas Aromáticas


 No último post, falamos sobre consociações de ervas aromáticas e como o prometido, vamos dar mais umas dicas sobres mais algumas ervas.
  No outro post, falamos nos coentros, erva-cidreira, salsa, funcho e hortelã.
 O sabugueiro negro ou rosa do bem-fazer é uma erva atrativa de joaninhas, vespas, abelhas e parasitoides, as joaninhas comem afídios, ácaros e cochonilhas. Os parasitoides parasitam afídios, cochonilhas e moca branca. As vespas atacam lagartas, moscas e escaravelhos.

 Rebentes de sabugueiro enterrados junto a sementeira servem para capturar alfinetes.
 A salva ou sálvia junto as couves e plantas de mesma família protege-as da mosca branca e torna essas plantas ainda mais saborosas. Junto às cenouras protege-as da mosca da cenoura.
 Também é benéfico para o alecrim. Não deve ser cultivada com o pepino pois impede o desenvolvimento; redra geral, o pepino não se da bem com ervas aromáticas. A sálvia pode ser usada em bordadura em hortas e jardins.
 A arruda pode cultivar-se entre as flores e as hortícolas. Alguns autores referem-na como repelente do escaravelho japonês. É útil junto a estrumeiras e estábulos para afastar moscas. A arruda e o manjerico são incompatíveis. Pode ser utilizada para sebes ou bordadura.
 O tomilho plantado junto às couves afasta as lagartas, pode ser usada em bordadura em hortas e jardins.
  Chagas ou papagaios é uma planta de flores laranja plantadas junto às abóboras protegem-nas dos escaravelhos. Em estufa ajudam a afastar a mosca branca; afastam os afídios dos brócolos e favorecem o crescimento da batata, rabanetes, couve e abóbora.
 Junto a macieira protege-as do pulgão-lanígero, quando aparece piolho nestas plantas é sinal de falta de calcário no solo. Deve-se polvilhá-las com cal em pó.
 Qualquer uma destas ervas  também tem utilização medicinal, como por exemplo o funcho serve para digestões difíceis, falta de apetite, cólicas, diarreias, e gases. É também usada para combater a obesidade e para estimular a lactação.
 É boa para rouquidão, tosse e olhos inflamados. É rica em vitamina A. Mas para não fugir as espectativas do blog não vou falar do uso medicinal.
 No próximo post falará sobro como fazer fertilizante biológico fiquem atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário