segunda-feira, 29 de abril de 2013

Compostagem Biológica


Compostagem Biológica:

Neste poste falaremos sobre compostagem ou seja como fazer o seu próprio adubo em casa, o adubo biológico pode ser feito com palha, restos de comida estrume dos animais etc. 
 O que é composto?
 Chamamos de composto orgânico ou simplesmente composto ao monte formado por diversos materiais tais como  palhas e os estrumes, embora também entrem nele alguns materiais inorgânicos como o ar a agua e um pouco de terra.
  Como formar o composto? Para formar o composto, basta depositar esses materiais em camadas uns sobre os outros ate ao monte atingir 1,5 metros a 2 metros de altura e ali ficam fermentados e se decompondo durante 2 a 3 meses ao fim dos quais estarão transformados em adubo de alta qualidade.
 O que é reciclagem? É o aproveitamento dos materiais, evitando assim o desperdício, a produção de lixo e a poluição, na natureza tudo é reciclado como por exemplo, o ciclo da água vai do mar para as nuvens cai como chuva, humedece o solo, forma os lençóis de água brota nas fontes e alimenta e forma os seres vivos, corre para os rios e por fim volta para o mar.
  O que é húmus? É o resultado natural da decomposição adequada dos materiais orgânicos sobre o solo, na natureza, pela acção dos micro-organismos, insectos, minhocas, etc., associados ao ar e à água.
 A presença do húmus na terra agrícola de boa qualidade é que  lhe da uma cor marron escura é o factor fundamental para a sua fertilidade natural e produtividade sustentada.
  Quais as vantagens do composto no solo? As vantagens são as mesmas que a presença do húmus, na natureza. Quando fazemos decompor uma mistura de materiais orgânico no monte do composto, estamos a reaproveitar uma valiosa qualidade de substâncias e alimentos que fizeram parte da vida de plantas e animais que posem ajudar outras plantas.
 Quais os melhores materiais para formar o composto? Basicamente, o composto é formado por camadas de materiais vegetais (palhas, folhas e sobras de plantas) com materiais de origem animal (estrume de vaca, galinha, cavalo, etc).
  Materiais ricos em carbono:
 Todos os vegeteis, basicamente, são ricos em carbono. Como sabemos os vegetais, sejam eles musgos, algas,  ervas ou árvores, são formados apenas de ar, água e luz e um pouco de substâncias que retiram da terra.
  Que,com a força da luz e do sol, se transformam nos tecidos vivos das plantas, fenómeno que chamamos fotossíntese.
  Materiais ricos em nitrogénio:
  O nitrogénio normalmente é encontrado no estado gasoso, sendo o elemento mais abundante no ar atmosférico. Nos seres vivos, o nitrogénio, combinado aos carboidratos, entra na composição das proteínas das diversas células (proteínas do feijão, leite, carne, soja, clara do ovo, sangue etc.
  Em que proporção deve entrar cada material?
 Geralmente, o composto terá 3 ou 4 vezes mais material vegetal e é rico em carbono, palhas, folhas, etc. Do que animal, rico em nitrogénio estrumo.

 Um composto só de palha e outros materiais ricos em carbono vai demorar muito para fermentar e se decompor e não se transformara num adubo potente. Por outro lado, um composto feito só de materiais ricos em nitrogénio vai apodrecer, soltar meu  cheiro, e reduzir muito de tamanho.


2 comentários:

  1. Meu amigo tas em altas! Parabéns pelo blog,
    Olha falámos hoje em milho encontrei isto... curte, umas massarocas po final do Verão! :) abraço

    Carlos Leal

    ResponderEliminar
  2. http://omeujardim.com/artigos/como-plantar-milho-doce

    ResponderEliminar